terça-feira, 24 de abril de 2007

Quando Crescer.... Vou Ser Nutricionista!






Você Sabe o Que Faz Nosso Próximo Profissional Entrevistado, o Nutricionista?

Quando vamos ao supermercado fazer compras, encontramos tantos alimentos e produtos de diversas cores e sabores! Nos restaurantes, quanta variedade: de peixes a massas, têm de tudo! E o lanche na escola? Cada dia uma merenda diferente! Mas será que você sabe comer direito? Pois existe um profissional que orienta as pessoas a comerem os alimentos na quantidade e com a qualidade adequada. Você saberia dizer quem é? Está enganado se logo imaginou um chef de cozinha. A responsabilidade, na verdade, cabe ao nutricionista!



No Brasil, a história dessa profissão começou com o médico Josué de Castro. Em 1929, ele criou um curso para formar o que se chamou de "visitadora", um profissional que deveria ter o objetivo de combater a fome no país. O curso para formar nutricionistas, propriamente dito, foi criado só em 1939, na Universidade de São Paulo. Ele tinha duração de apenas um ano, acredita? Hoje, no entanto, é oferecido por quase todas as universidades públicas, além de algumas particulares, e dura em média quatro anos!


Na faculdade, quem deseja ser nutricionista estuda desde a formação do corpo humano até os efeitos no organismo da presença ou ausência de vitaminas, proteínas, gorduras e demais substâncias químicas que formam os alimentos. O futuro profissional da nutrição aprende também qual a quantidade de alimentos que cada pessoa necessita ingerir para viver de forma saudável, quais os nutrientes essenciais ao crescimento e à manutenção da saúde do ser humano.



Você sabia, por exemplo, que quem gosta de tomar mate, guaraná natural ou refrigerantes à base de cola enquanto almoça um prato com arroz, feijão, legumes, verduras e carne deveria deixar a mania de lado? A nutricionista Mônica Valle de Carvalho, professora e chefe do Departamento de Nutrição Aplicada da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), explica o porquê! "O mate é rico em cafeína, que prejudica a absorção do ferro do feijão e das verduras pelo organismo", conta ela. "Por isso, o melhor é trocá-lo por um suco de laranja, cuja vitamina C ajuda a absorver o ferro."


Um nutricionista pode atuar em muitas áreas, como na nutrição clínica, receitando dietas a pacientes em consultórios particulares ou a doentes em hospitais; na nutrição esportiva, cuidando da alimentação de atletas em clubes de esportes ou academias de ginástica; na administração de serviços de alimentação, também conhecida como alimentação do trabalhador, atuando nas cozinhas de refeitórios de empresas, por exemplo; na nutrição de saúde pública, trabalhando em órgãos do governo; na vigilância sanitária, verificando as condições de armazenagem e de conservação dos alimentos; em laboratórios de universidades, fazendo pesquisas; e nas indústrias alimentícias.


Renata Cassar, por exemplo, é nutricionista da Divisão de Produtos Lácteos Frescos da Danone. Ela tem várias responsabilidades, entre elas, auxiliar no desenvolvimento de produtos nutritivos e que façam bem à saúde. "Quando o departamento de marketing sugere o lançamento de um iogurte para crianças, por exemplo, nós orientamos sobre que tipo de nutriente específico para essa faixa etária deve-se adicionar no produto e em que quantidade", explica.



Seja qual for a sua área de atuação, no entanto, o principal objetivo do nutricionista é educar as pessoas a se alimentarem adequadamente. "Quando falamos em dieta, a primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas é: vou comer menos. E, na verdade, o que fazemos é educá-las para terem uma vida saudável, comendo um pouco de tudo", conta Lúcia Rodrigues, professora de Fisiopatologia e Dietoterapia Infantil e Nutrição Materno-infantil da UNI-Rio. Esta área estuda como a nutrição é primordial no crescimento do ser humano, desde quando o feto está no útero da mãe. O profissional também estuda as doenças na infância, como anemia, alergias alimentares, obesidade, dentre outras, demonstrando como a nutrição pode ajudar a criança a se recuperar.



Se você já está pensando em seguir a carreira de nutricionista, fique ligado nessas dicas dadas por quem entende do assunto: "O nutricionista deve saber que é um profissional da área da saúde, isto é, que trabalha para ajudar as pessoas a se manterem saudáveis, independentemente da área em que vai trabalhar", diz Lúcia Rodrigues. "O nosso olhar é para o ser humano", completa. Então, se você se preocupa em levar uma vida saudável e também tem interesse em ajudar o próximo nesse sentido, quem sabe um dia não se tornará nutricionista?!


(Juliana Martins, Ciência Hoje das Crianças 134, abril 2003)


.....<<<...>.....

Doação Garrafas Pet



Pessoal,

Estamos precisando de Garrafas Pet para que possamos plantas mudas para nossas comemorações de 90 anos do CIC.



Por favor, procure essas garrafas em sua casa e as traga para a Laura no Laboratório de Biologia.



Dessa forma você estará contribuindo para preservar o meio-ambiente, além de estar ajudando a combater a Dengue (sem contar que deixará o Professor de Biologia muito Feliz!).



TRAGAM, TRAGAM TODAS



.........<<<...>>>.........

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Fechando o Ciclo da Enfermagem!

Pesssoal,



Tenho o prazer de apresentar para vocês a nossa última entrevista com um profissional de Enfermagem dessa semestre.


Nossa entrevistada dessa vez é a Professora Dra. Maria Delfraro, Diretora da Faculdade de Enfermagem da FESP-UEMG. Tânia tem um Currículo muito rico e é uma Doutora na área de Enfermagem. Ela poderá nos contar muito sobre a sua profissão e sobre o Curso de Enfermagem da UEMG, um dos mais conceituados de nosso país e o melhor, situado aqui pertinho de nós!!!


Boa Leitura!!!!



.........<<<....>>>.........



1) Conte um pouco sobre você. Onde e quando você se formou? Qual área da Enfermagem lhe atraiu?
Nome: Tânia Maria Delfraro Carmo, casada, 02 filhos, enfermeira, Graduada pela PUC de Belo Horizonte_MG, professora da Faculdade de Enfermagem de Passos-MG – FAENPA, desde 1983. Pós-graduação Latu-sensu pela USP – SP em 1985. Pós-graduação Stricto-sensu (Mestrado e Doutorado) pela USP-Ribeirão Preto-SP no período de 1994 a 2000 - Inicialmente, a área que mais me atraiu foi a Pediatria e, posteriormente, a Administração Hospitalar.




2) Conte para a gente o que ocorreu desde que você se formou. Foi fácil conseguir o seu primeiro emprego? E seus amigos, qual foi a área preferencialmente escolhida por eles para trabalhar? Por que você decidiu se dedicar ao ensino?
Ao me formar, decidi voltar para a minha terra natal (PASSOS-MG), pois desde a minha ida para Belo Horizonte em 1978 com a finalidade de fazer o cursinho pré-vestibular e após ingressar na Universidade (1979) trabalhava nos hospitais da capital mineira como: Hospital São Tarcisio, Maternidade Otaviano Neves e Maternidade Odete Valadares, tinha pouca oportunidade de rever meus familiares que aqui permaneceram. Assim, voltei à Passos porque a FESP havia recém criado a Faculdade de Enfermagem e necessitava de docentes. Ao chegar fui convidada pelo Professor Manoel Beraldo, um dos idealizadores da FAENPA para ministrar as aulas de Pediatria. Ao mesmo tempo, recebi proposta para trabalhar nas Santas Casas de Misericórdia de Passos, de Alpinópolis-MG e de Cássia-MG. Decidi desde o início dedicar integralmente à Faculdade de Enfermagem de Passos, já que tinha cursado Licenciatura e fui incentiva pelos meus mestres a entrar para a área de Ensino o que muito contribui para a minha decisão pela docência. A maioria dos meus colegas foram absorvidos pela área hospitalar devido a grande carência do profissional nestas instituições e poucos pela docência.





3) Desde quando você se tornou Diretora da Faculdade de Enfermagem da FESP∕UEMG? É uma experiência inédita para você? Conte-nos o que você desenvolvendo nesse período e quais são seus planos futuros.
A experiência de ser Diretora não é inédita, pois já dirigi a FAENPA no período de 1990 a 1993, mas foi gratificante voltar e poder contribuir com minha experiência e, também, trabalhar com uma equipe coesa, responsável e extremamente competente e profissional constituída pelos docentes e funcionários, verdadeiros colaboradores de nosso sucesso. Na atual gestão fui empossada em janeiro de 2007. Ao assumirmos a direção, fizemos uma parceria com a Coordenação do Programa Saúde da Família e incentivamos a participação de 42 alunos à assumirem o estágio extra-curricular durante 12 meses nos 17 PSFs da cidade de Passos_MG com o objetivo de adquirir conhecimentos e habilidades numa ação integrativa com o Serviço de Saúde do Município e com a Comunidade para implantação de projetos participativos que possam reverter na melhoria das condições de vida da população. Entre os nossos projetos futuros estão a modernização da grade curricular, implantação de novos cursos de Pós-graduação e incentivo aos trabalhos de pesquisa e extensão, importantes pilares que sustentam a Universidade.





4) Fale-nos sobre o Curso de Enfermagem dirigido por você. Qual é a relação candidato/vaga e qual é o perfil de seus estudantes? Você tem informações sobre o destino de seus estudantes após se formarem em sua Faculdade?

O Curso de Enfermagem de Passos-MG é muito procurado por estudantes de diversas regiões do País, pela seriedade e compromisso com o ensino aprendizagem do corpo docente, pela titulação dos mesmos, sendo que 95% são mestres e 60% são doutores. Pela atualização freqüente da grade curricular e pelas múltiplas oportunidades nos estágios curriculares e extra-curriculares. Os investimentos em livros, atualização de professores e em equipamentos são uma constante, tornando uma Faculdade bastante atraente dentro da Universidade. A planilha de custos da Universidade é bastante enxuta, tornando uma mensalidade bastante acessível quando comparada a muitas outras da região e de outras distantes no Estado e no País. Oferecemos atualmente 3 Cursos de Pós-graduação: Administração em Serviços de Saúde – Enfermagem em Neonatologia e Programa Saúde da Família. A relação de candidatos / vaga é de 9 / 1 sendo a procura de 90% do sexo feminino, na sua maioria jovens com um ideal profissional e muita expectativa em relação ao mercado de trabalho que ainda é muito promissor. Sobre os destino dos nossos alunos, temos um banco de dados recém-criado em que registra que muitos são aprovados nos Cursos de Pós-graduação da USP , com média de 05 ao ano. Existe uma alta inserção de nossos alunos no mercado de trabalho das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Ribeirão Preto, Franca, Cidades do Norte de Minas e muitas outras da região de Passos.





5) Quais conselhos você daria para alguém interessado em ingressar em uma Faculdade de Enfermagem? Conte-nos quais diferenciais que o seu Curso oferece para os seus estudantes em relação às outras Faculdades. Os estudantes que procuram a FAENPA tem um diferencial de cursar uma Faculdade que se preocupa com o SER HUMANO em sua totalidade. Tanto os alunos quanto os conteúdos ministrados pelos nossos docentes, o SER HUMANO é colocado sempre como o centro de nossas atenções e em torno da qual gira todas as nossas atividades. Possuímos uma posição privilegiada pela alta aceitação de nossos alunos nos diferente tipos de Serviços de Saúde onde realizamos os estágios curriculares desde os primeiros períodos do Curso. Contamos com uma Equipe de Professores comprometida com a qualidade do Ensino-aprendizagem num relação aluno / professor bastante democrática e humana, fazendo do aluno sujeito e não um expectador de sua aprendizagem. Para os alunos que queiram ingressar no curso de Enfermagem, sugerimos uma reflexão sobre o “CUIDAR” objeto de trabalho do Enfermeiro, pois trata-se primeiramente de voltar-se para si, cuidar de si, do seu tempo, e depois do outro, do meio que nos cerca, respeitando, valorizando, amando e vivendo plenamente a vida, para serem verdadeiros “CUIDADORES”.





6) Sobre o campo de trabalho dos enfermeiros, diga-nos em que áreas um enfermeiro pode trabalhar e como está o mercado de trabalho atual para esses profissionais.

O campo de trabalho é muito diversificado, podendo o Enfermeiro trabalhar como autônomo: consultoria; auditorias; clinicas particulares com atendimentos à idosos, gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos, cuidados de doentes crônicos e degenerativos entre outros e na área da educação. Pode, ainda, trabalhar em: hospitais públicos ou privados, Clínicas, Centros de convivência infaltil, APAEs, Serviços de Saúde Pública tais como: Ambulatórios, PSFs, Pronto Socorro, Serviços de Saúde da Aeronáutica, Marinha, Exército, Escolas de Nível Superior e Escolas Profissionalizantes, Órgãos de Classe, entre outros.





7) Conte para gente como é o dia-a-dia em seu emprego? Que habilidades você acredita que são necessárias para alguém trabalhar como enfermeira?

O cotidiano de trabalho do Enfermeiro envolve diferentes atividades, tanto em relação a assistência ao paciente/cliente como atividades ligadas à gerência dessa assistência. Como gerente da unidade hospitalar ou clinica, ele deve planejar, organizar, coordenar, avaliar todas as ações que envolvem a assistência ao paciente/cliente. E, para tanto, são necessários o conhecimento teórico-prático, a postura ética, o trabalho em equipe, o respeito, a solidariedade, a liderança, a educação permanente, a cooperação, segurança, honestidade, motivação, comprometimento e a credibilidade são habilidades que o profissional deve possuir.




8) Defina em uma palavra ou frase o que a enfermagem representa para você.
A Enfermagem é a ciência e a arte de cuidar do próximo de forma integral, interativa, sensível, inteligente e através dela temos a oportunidade de humanizar a assistência prestada numa perspectiva transformadora




.........<<<....>>>.........

domingo, 22 de abril de 2007

Surpresa!!!!

Pessoal,

Para comemorarmos o SUCESSO alcançado nesse PRIMEIRO BIMESTRE, eu (e o Prof. Roberto, é claro!) preparamos algumas surpresas para vários alunos e alunas.

Mas como todo bom presente é surpresa, viu!




É só esperar e para ver!!!!



.............<<.........>>.............

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Hoje é dia de artigo na Ciência Hoje



Pessoal,
.


.

Essa semana andei meio sumido de nosso blog mas não quero que vocês façam o mesmo, viu!
.


.
.
Estive, como vocês sabem, dedicado à correção de nossas provas e fechamento do Bimestre.
.


.
.
Além disso, nessa semana envie meu artigo para Ciência Hoje. Gostaria que vocês me dessem o prazer de visitar o site da revista (http://cienciahoje.uol.com.br/69472) para dar uma lidinha: o tema dele trata sobre uma importante audiência no Supremo Tribunal Federal (o órgão judiciário máximo de nosso país) que ocorreu hoje sobre o uso de células-tronco para pesquisas e terapia celulares.
.


.
.
No artigo estou discutindo o dilema ético do uso de células-tronco e explicando os pontos de vista levantados pelas pessoas que são a favor e contra o uso dessas células.
.


.


.

Aguardo a sua opinião e Espero que gostem!!!!!


.........!!!.........

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Santo Expedito

Pessoal,


Hoje (19 de Abril) também comemoramos o dia de Santo Expedito, o santo das Causa Urgentes.

Santo Expedito, Santo das causas justas e urgentes era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no final do século III. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida de pecado.


Quando Santo Expedito estava para se converter, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando CRAS - que em latim significa AMANHÃ - mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando HODIE, que significa HOJE, confirmando sua urgente conversão.
Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada.


As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calca com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras".


Santo Expedito auxilia pessoas com problemas urgentes e de difícil solução e é protetor dos estudantes e jovens.


Por esse motivo, sempre tive em minha carteira um daqueles santinhos com a imagem e a oração de Santo Expedito. O utilizei principalmente durante o meu Doutorado (que foi um período muito díficil para mim) e durante os momentos de maior desespero Santo Expedito sempre veio em meu auxilio!


Tenham um santinho desses também em suas carteiras e rezem sempre essa oração:
.
.

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,
interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.
Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito,
Vós que sois o santo dos desesperados.
Vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me,
dê-me forças, coragem e serenidade.
Atenda o meu pedido. (Fazer o pedido).
Meu Santo Expedito ! Ajuda-me a superar essas horas difíceis,
proteja-me de todos que possam me prejudicar,
proteja minha família,
atenda o meu pedido com urgência.
Devolva-me a paz e a tranqüilidade, meu Santo Expedito !
Serei grato pelo resto da minha vida e
levarei seu nome a todos que têm fé.
Muito obrigado.
.
.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria, fazer o sinal da Cruz
.
,

........<<<...>>>........

Você Conhece Charles Darwin?

Pessoal,


PRESTEM ATENÇÃO: após lerem o texto abaixo façam a atividade proposta. É a primeira das que serão propostas para o Segundo Bimestre e valerão PONTOS EXTRAS!
.
.
.


Hoje comemoramos o falecimento de Charles Darwin. Você já ouviu falar dele?


Darwin é um dos maiores cientistas de todos os tempos e é considerado por muitos mais importante inclusive que Albert Einstein. Ele é o pai da teoria da evolução que explica explica grande parte do nosso mundo: a variedade de animais e plantas e como e porquê as espécies surgem e se modificam no decorrer do tempo.




Em homenagem aos 125 anos (foi em 1882 - há 1/8 de milênio) de seu falecimento leiam essa pequena história sobre a vida de Darwin e depois façam a tarefa que peço abaixo. è para entregar na próxima aula!


________....________


Em 1820, uma cirurgia era algo simplesmente pavoroso: não existia anestesia e todos os procedimentos eram realizados com a ajuda de alguns voluntários fortes que continham o pobre paciente. Alem disso, as normas de assepsia estavam muito pouco desenvolvidas e em geral, após um procedimento cirúrgico, o paciente era acometido de alguma infecção e vinha a morrer.
Nesta época a medicina era algo que se aprendia vendo outros cirurgiões mais experientes trabalharem sobre pacientes se contorcendo e imersos em poças de sangue. É claro, que nem todos tinham estômago para isso e acabavam por abandonar a futura “profissão”.



Uma dessas pessoas foi Charles Darwin (1809-1882), que contra a vontade de seu pai aristocrata deixou a escola de medicina para se dedicar ao estudo das espécies vivas. Ainda jovem Darwin foi contratado como naturalista de um barco da marinha inglesa denominado Beagle e embarcou em uma expedição para cartografar regiões costeiras ao redor do mundo. A missão do Beagle estendeu-se por 5 anos e a viagem de Darwin e de um auxiliar foi custeada pó seu pai, um rico aristocrata inglês cansado das “modernidades” do seu filho.



Para Darwin não foi realmente um período fácil: sofria de enjôos constantes e vivia às turras com o comandante do navio. Esses desentendimentos devem ter sido acirrados pelo fato de ambos dividirem uma pequena cabine e pelo fato de que ambos não partilhavam das mesmas opiniões a respeito de alguns temas como a criação da vida na terra. Enquanto que o comandante do Beagle era um cristão fervoroso e defendia uma versão bíblica sem retoques para a criação da vida na terra, Darwin acreditava que a espécies vivas vinham se modificando gradualmente no decurso de milhões de anos de história de nosso planeta.


Durante sua viagem, Darwin dedicou-se a coletar, catalogar e encaixotar o maior número possível de espécimes animais e vegetais dos lugares visitados pelo Beagle. O navio fez escalas em diversos portos incluindo a Austrália e a América do Sul (incluindo o Brasil). A viagem do Beagle incluiu uma permanência de 36 dias nas Ilhas Galápagos, um arquipélago composto por diversas ilhas e pertencente ao Equador. Este local exerceu grande impacto sobre Darwin que aproveitou este período para realizar grande número de coletas e extensas observações sobre a natureza peculiar das espécies presentes nessas ilhas. E nos anos seguintes a sua viagem, Darwin recorreu a essas notas feitas durante essa época e analisou pormenorizadamente o material coletado.





Porém, somente em 1837, dois anos após o regresso de sua viagem, Darwin ― um homem que ainda não tinha 30 anos ― examinou as anotações e o material coletado nas Galápagos e se questionou quais seriam as “leis” que comandavam a vida em nosso planeta. Era claramente uma forma de se tentar ― como estavam fazendo outros cientistas de outras áreas como a física e a química― de ordenar o mundo natural e entender os desígnios divinos envolvidos nesse processo.Para tentar entender essa organização natural, Darwin utilizou-se de uma série de variações morfológicas observadas entre espécies animais presentes nas ilhas Galápagos. Por exemplo, a variação na forma dos bicos de espécies aparentadas de tentilhões que habitavam locais diferentes nessas ilhas.



Contudo, Darwin foi além, e associou esta variação morfológica com a especialização desses pássaros para a coleta de tipos diferentes de alimentos. Alguns tentilhões possuíam bicos fortes adaptados a abrir a carapaça de caranguejos enquanto que outras espécies possuíam bicos mais afilados e conseguiam coletar alimento em fendas de rochas.Todas essas diferenças morfológicas presentes nas diversas espécies de animais das Galápagos eram bastante intrigantes e levaram Darwin a imaginar se a luta pela sobrevivência seria o fator que havia moldado as características desses animais. A presença de adaptações morfológicas definiriam, portanto, que organismos estariam melhor adaptados ao seu ambiente e, consequentemente, que espécies se manteriam ou pereceriam.



Darwin havia descoberto a engrenagem que fazia funcionar a evolução das espécies em nosso planeta e que a partir de pressões e exigências exercidas pelo ambiente onde os organismos viviam fazia com que as espécies melhor adaptadas prosperassem enquanto que outras não tão aptas se extinguiam. Darwin denominou esse processo de seleção natural.Através de observações de características simples e claras Darwin fez a história.



Outros poderiam fazê-lo também, pois essas adaptações estão presentes em organismos que habitam qualquer local de nosso planeta. Além disso, na época, uma série de outros cientistas já havia desenvolvido aspectos dessa teoria. Aí é que esta a genialidade de Darwin: a criação de uma teoria inovadora e abrangente a partir de dados e observações prévias.




Além disso, Darwin através de seu livro “A Origem das Espécies Através da Seleção Natural” publicado em 1859 divulgou e popularizou a idéia de que essas transformações eram graduais e demandavam um longo período temporal para ocorrerem e que o processo de seleção natural agia de forma não direcionada ou guiada por algum mecanismo ou alguém. Suas teorias também tiveram implicações na forma como o homem se via diante de outros animais, passando a ser considerado apenas mais um animal e fruto de um processo evolutivo contínuo e não finalizado.Devido às repercussões que a teoria de Darwin teve sobre a forma que o homem se encarava, a evolução darwiniana enfrentou (e ainda enfrenta!) uma grande oposição e por isso, foram necessários 20 longos anos até que fosse publicada “A Origem das Espécies”.


Porém, conforme disse Theodozius Dobzhansky, “nada na biologia faz sentido sem a evolução” que, permanece como único aspecto unificador de toda a profusão de áreas dessa ciência. Somos, portanto, uma espécie ligada a todas outras criaturas vivas ou que algum dia habitaram nosso planeta por esse elo evolutivo escrito em nas quatro letras de nosso DNA.

________....________

Agora faça uma redação sobre a vida de Darwin. Para fazer essa redação você deve consultar seus livros e apostilas de biologia e a internet (além usar as informações que dei aqui para você!)Essa redação deverá ser escrita a mão (não vale ser impressa no computador, viu!) e deverá ter pelo menos 30 linhas.


________....________

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Uma Notícia Ruim!

Pessoal,



É uma pena que nossa excursão para São Paulo tenha sido cancelada!


Parece que a maioria do pessoal preferiu assitir aos paralamas do Sucesso (também uma ótima pedida!).

Mas tenho certeza que teremos ainda outras oportunidades (talvez mesmo para ainda visitarmos a exposição sobre o Corpo Humano).



Vamos torcer, aguardar e nos mobilizar para conseguir!!!


.....<.....>.....

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Aula Prática Dessa Semana

Pessoal,


Estou aqui para lembrá-los de que na próxima Quinta-feira (dia 12 de Abril) teremos aula prática para os alunos do Segundo Alfa.


O horário é aquele de sempre: entre as 16 e 17h.


Quero também, mais uma vez lembrar aos alunos e alunas do Segundo Beta que faltaram na última aula que devem estar presentes na Quinta-feira pois essa aula faz parte de suas Aulas Normais e e vocês são avaliados pela sua presença e atividades realizadas nelas.




>>>>...<<<<

Corpo Humano: Real e Fascinante

Exposição na Oca traz corpos humanos reais "plastificados"
( Folha Online)


Prepare-se. Uma semana após o fim do Carnaval, será inaugurada na Oca do parque Ibirapuera uma exposição com cadáveres de verdade. Polêmica, "Corpo Humano: Real e Fascinante" abre para o público em 1º de março com ingresso salgado: R$ 30. Sob protestos, mostra semelhante foi inaugurada em 2001, em Berlin na Alemanha.

Exposição abre para o público dia 1º de março

A Mostra estará no primeiro andar da Oca, que receberá em seu subsolo, na mesma época, a exposição "Leonardo da Vinci - A Exibição de um Gênio". Quem comprar ingresso para um terá desconto de 20% no outro evento.


"Corpo Humano: Real e Fascinante" terá em São Paulo 16 cadáveres de homens e mulheres e 225 órgãos dissecados --em Nova York, foram 22 corpos, incluindo fetos, e 260 órgãos. Inglaterra, Coréia do Sul, México e Holanda já abrigaram a exposição, criada por Roy Glover, professor de anatomia e biologia celular da Universidade de Michigan.

Cadáveres passaram por um processo especial

Os tecidos dos cadáveres passaram por um processo que lhes deu aparência e textura de plástico. Chamado polimerização, o procedimento foi supervisionado por Glover (também diretor-chefe do Laboratório de Preservação Polímera da universidade) e realizado em diversas etapas.Os corpos foram inicialmente embalsamados para preservação dos tecidos. Depois passaram por uma desidratação por imersão em acetona.

A substância preencheu o corpo no lugar dos líquidos corporais e foi posteriormente eliminada como vapor em uma câmara a vácuo. Em seu lugar, foi aplicada uma solução de polímeros em silicone líquido. A finalização do processo se deu com a aplicação de um composto que enrijece o silicone, dando aos tecidos uma consistência plástica.

O procedimento permite selecionar as cores desejadas para cada parte do corpo, que se torna inodoro, e garante longa durabilidade aos tecidos.Setores

Público poderá tocar em Determinadas Peças da Exposição

O público poderá tocar em determinadas peças da exposição, que será dividida em nove setores. O primeiro é "Esqueleto", com a estrutura óssea dos humanos e suas mais de cem juntas. Os sistemas muscular, nervoso, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e circulatório também têm seus espaços.

Já o setor "O Corpo Tratado" mostra a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, com destaque para próteses e equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.

Mostra criou Polêmica no Exterior

No exterior, a utilização de corpos humanos em uma exposição não foi o único motivo para polêmica. Houve discussões sobre a origem dos cadáveres, fornecidos pela Escola Universitária de Medicina de Dalian (norte da China) --chegaram a ser levantadas especulações, nunca comprovadas, de que os corpos seriam de criminosos executados.

Os organizadores afirmam que os corpos são de pessoas que tiveram morte natural e em vida optaram por participar de um programa de doação em benefício da ciência e da educação na China."Corpo Humano: Real e Fascinante"



Quando: inauguração para convidados em 28 de fevereiro.

Abertura para o público em 1º de março. Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h. Não há data definida para o término da exposição

Onde: 1º andar da Oca no pq. Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, tel. 0/xx/11 6846-6000).

Quanto: R$ 30. Meia-entrada: R$ 15. Grátis para crianças até 2 anos. Crianças de 3 a 6 anos pagam meia-entrada. Menores de 12 anos entram somente acompanhados por responsável


Pontos de venda: na bilheteria da Oca, somente a partir de 26 de fevereiro (Com taxa de conveniência: Citibank Hall, Teatro Abril, Fnac Pinheiros, Paulista, Morumbi e Campinas, Cia Athletica de Campinas, Saraiva Mega Store - shoppings Morumbi, Eldorado e Ibirapuera), loja AM/PM do posto Ipiranga Gravatinha (Santo André), Livraria Siciliano (r. Cardoso de Melo, 630)Com taxa de conveniência e de entrega: Ticketmaster (0/xx/11 6846-6000)



.....xxxXxxx.....

sábado, 7 de abril de 2007

Companheirismo











































.....<<<...>>>.....

web page counters
Cable Internet