quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Meu Animal de Estimação

Pessoal,

Por favor, leiam esse texto que coloco abaixo e que foi publicado por mim na Revista Ciência Hoje (link ao lado).

Depois, por favor, RESPONDAM AS QUESTÕES SOLICITADAS. As respostas das questões dem ser entregues na próxima aula e valerão nota.


Meu animal de estimação
Colunista mostra como regeneração de planárias pode ajudar a combater o câncer e outras doenças


Em meu curso de graduação em biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) havia um professor de zoologia que dava a todos os interessados uma planária de estimação em um vidrinho com água. A maioria dos alunos levava esse verme platelminto de grandes olhos tristes para casa e, de vez em quando, o alimentava com um pedacinho de carne. Porém, algumas pessoas não se satisfaziam apenas em impressionar seus amigos com seu animal exótico e o submetiam a experimentos que fariam inveja ao carrasco nazista Josef Mengele: cortavam pedaços de sua planária e, após alguns dias, observavam que o animalzinho se regenerava e assumia formas bizarras, ou seccionavam totalmente o corpo do verme para gerar duas novas planárias!



Você provavelmente nunca viu uma planária. Esses pequenos animais levam suas vidas felizes longe de nossas vistas em algum brejo. Mas quase toda criança algum dia já se maravilhou ao encontrar uma cauda de lagartixa agitando-se após ter sido deixada para trás enquanto esse réptil fugia e, algum tempo depois, ao ver o mesmo animal com uma cauda nova em folha!



Quase todos os seres vivos possuem essa capacidade regenerativa, embora de forma limitada. Os seres humanos, por exemplo, conseguem regenerar até 2/3 de seu fígado quando necessário. Porém, nenhum vertebrado é capaz de empreender as maravilhas que seres como as planárias podem realizar. Thomas Hunt Morgan (1866-1945), um dos pais da genética, mostrou que um fragmento equivalente a 1/297 do corpo desses vermes – com cerca de 10 mil células – pode regenerar o animal integralmente. Essa capacidade regenerativa deve-se à presença, no corpo desses platelmintos, de células-tronco totipotentes denominadas neoblastos, que podem, quando necessário, gerar todos os outros tipos celulares do animal.




O processo de regeneração pode ocorrer por meio da reorganização dos tecidos existentes e de seus limites (morfalaxia) ou da reconstituição das partes perdidas a partir de células presentes em tecidos pré-existentes (epimorfose). A morfolaxia é mais comum e ocorre em diversos animais, como as estrelas do mar e as hidras. A epimorfose, por ser um processo mais complexo, é mais rara. As planárias são os únicos animais com simetria bilateral (com apenas um plano imaginário que divide o corpo em duas metades iguais) capazes de sofrer epimorfose.

Um dos objetivos atuais da pesquisa sobre regeneração de planárias é descobrir como um pequeno amontoado de células retiradas de um verme é capaz de gerar corretamente um animal inteiro. Aparentemente, existem diferenças entre células localizadas em regiões distintas do organismo desses vermes que ‘indicam’ ao animalzinho como remontar corretamente seu corpo. A identidade e o mecanismo de ação desses sinais são um mistério ainda.

Quando o corpo de uma planária é seccionado, observa-se, durante as primeiras horas, uma cicatrização do local afetado, devido à remodelagem dos tecidos (morfalaxia), aliada à ocorrência de grande número de mitoses (divisão celular que gera duas células idênticas à original) e à migração dos neoblastos. Algumas células dessa região podem sofrer um processo de desdiferenciação e se tornar novamente totipotentes para conseguir repovoar o local afetado.

Nesse local, forma-se um tecido de regeneração conhecido como blastema. Células presentes no blastema diferenciam-se e geram novamente os diversos tipos celulares do animal. Durante a fase final do processo de regeneração, ocorre um ajustamento das estruturas formadas por meio da proliferação e diferenciação celulares. Nessa região, também se observa a eliminação de células desnecessárias através de apopotse – o processo de morte celular programada.


Apesar da grande capacidade proliferativa dos neoblastos, as planárias apresentam níveis muito baixos de câncer. Por isso, a compreensão dos mecanismos que inibem o surgimento de neoplasias nesses seres pode gerar terapias para combater essa patologia nos seres humanos. Além disso, compreender como o sistema nervoso desses animaizinhos é capaz de se regenerar em poucos dias pode nos auxiliar no combate a doenças degenerativas como os males de Parkinson e Alzheimer.


Jerry Carvalho Borges
Universidade do Texas em San Antonio
(pós-doutorando)
16/06/2006

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Questões:
1) Conte resumidamente o que você leu (e compreendeu!) do texto acima.

2) Qual foi a contribuição de Thomas Hunt Morgan para a compreensão da biologia dos Platelmintos?

3) O que é morfalaxia, epimorfose e blastema?

4) Em vista do que você já aprendeu com os filos Porifera, Cnidaria e Platelmintes, quais seriam a vantagens e desvantagens da reprodução assexuada para esses organismos?

5) Compare os Filos Porifera, Cnidaria e Platelmintes em relação a sua simetria corporal.
6) Que inovações evolutivas surgiram nos Platelmintes e que estavam ausentes nos Poriferos e Cnidarios ?
7) Explique, a partir do texto, utilizando suas próprias palavras como se dá a regeneração das planárias.

8) A compreensão da regeneração das planárias pode ter que implicações para os seres humanos?

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terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Batendo o Martelo


Pessoal,

Fiz aquelas últimas modificações nos horários das aulas práticas e acabei recebendo uma enxurrada de reclamações.

Por isso, resolvi manter as aulas no horário antigo, apenas lembrando que as AULAS AGORA SÃO QUINZENAIS e não mais semanais.


Devido a todo esse "protesto" e confusão somente iniciaremos as aulas práticas na próxima semana na quarta-feira (dia 7 de março) com aulas para as turmas TERCEIRO BETA, PRIMEIRO BETA, SEGUNDO BETA e PRIMEIRO ALFA originalmente programas para as quartas-feiras (no horário antigo).

Na semana seguinte, no dia 15 de Março (quinta-feira) teremos aulas para as turmas restantes (TERCEIRO ALFA e SEGUNDO ALFA)

Como um monte de gente deve ter se esquecido do horário antigo, ei-lo novamente:






Nossa primeira Entrevista!


Pessoal,

É com imensa satisfação que iniciamos nosso ciclo de entrevistas com profissionais ligados à área biológica.

Hoje teremos o prazer de conhecer as opiniões e conselhos de Mariza Esper de Oliveira Vilela, enfermeira récem- formada pela Faculdade de Enfermagem da FESP-UEMG.

Mariza mostra-nos a garra e dedicação que todo profissional que incia em sua carreira deve ter.


Boa leitura!
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1. Fale um pouco sobre o curso que você fez. Quando e onde se formou em Enfermagem? Você recomendaria esse curso para as outras pessoas?


Olá, eu sou Mariza, mãe da Ana Paula, da Ana Cláudia e da Bruna que estudam no CIC. Vou falar uma pouco da profissão que escolhi e tentar colocar os aspectos positivos e negativos a minha maneira de ver. Sou professora e enfermeira. Concluí Enfermagem na cidade de Passos em 2006, porém sou recém-formada. Gostei muito do curso por ser uma área bem diversificada. A exemplo disto, quando não nos identificamos com crianças, podemos trabalhar enfermagem do trabalho, ou psiquiatria, ou geriatria, ou UTI, ou com cirurgias e assim vai... É uma profissão linda e um curso interessante para quem gosta do ato de cuidar, pois cuidamos das necessidades humanas quando as pessoas se mostram vulneráveis. Trabalhamos muito nos dias de hoje com promoção e prevenção de doenças e agravos, e não só com a recuperação e reabilitação das doenças como antes.




2. A Enfermagem ainda é um Curso para mulheres ou você indicaria esse Curso também para os rapazes?


É um curso para ambos os sexos, inclusive tem áreas como ortopedia que preferem os homens por causa da força física.




3. Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou durante o seu curso?



A média de notas na faculdade de Passos é 7 e a matéria é muito extensa e muitos trabalhos científicos. Alguns não levam à sério, mas se queremos nos destacar no mercado profissional devemos nos esforçar muito. Outra dificuldade foi lidar com doenças e agravos à saúde onde os problemas eram sociais e apesar de medicar e tratar, aquelas pessoas voltariam para suas vidas sem emprego, sem renda, sem alimentação adequada e mesmo que ajudássemos naquele dia, era só no presente, entende? Lidar com a morte também não foi fácil, quando medicamos, fazemos curativos e no dia seguinte o paciente vai à óbito; sabe, criamos um laço, um apego, então sofremos.



4. Para você, quais são as habilidades e requisitos necessários para alguém que esteja desejando fazer o Curso de Enfermagem?


Educação acho o primordial, tratar bem as pessoas e ser um bom observador. O resto, acredito que nos adaptamos pois é uma profissão ampla. Se não gostamos muito de lidar com sangue e cirurgias, temos enfermagem do trabalho por exemplo, onde o enfermeiro faz um papel burocrático, mais a nível de escritório e ligar um sorinho com medicação de vez em quando.


5. Fale-nos sobre o campo de trabalho para os enfermeiros e enfermeiras. Quais são as suas perspectivas atuais e futuras e em qual área da Enfermagem você quer trabalhar? E quanto à remuneração salarial? Ser Enfermeiro atualmente é uma profissão rentável e normalmente é fácil se conseguir emprego?



Passos está saturado por ter faculdade e também curso técnico de enfermagem. Mas mesmo assim, elaborei e estou trabalhando em 2 projetos no último trimestre, um em saúde pública com o tema Acolhimento e outro em Psiquiatria para usuários de álcool e outras drogas. Leciono no curso técnico em Nutrição na Escola ETEP há 3 anos e pretendo permanecer em Passos por motivos pessoais, pois tenho 3 filhas e marido e acho difícil procurar emprego fora como a maioria dos meus colegas. Tem uma colega que formou e já foi empregada para Rondônia trabalhar com índios, já com 2 empregos com salário inicial de R$7.500,00 por mês. Em Passos, o salário gira em torno de R$ 900,00 na Santa Casa e R$ 1.200,00 na Prefeitura para iniciantes. Não é fácil conseguir emprego para ganhar mais de R$1000,00 aqui, já foi uma profissão mais rentável, porém atualmente muitas escolas de enfermagem foram abertas. Poucos colegas saíram empregados da faculdade, mas não vemos muitos enfermeiros desempregados como em outras profissões mas alguns ganhando pouco.


6. Resuma o que a Enfermagem significa para você em uma frase ou palavra.



Trabalhar com amor e dedicação: prevenção, promoção, recuperação e reabilitação em saúde. BOA SORTE E SUCESSO A TODOS. É ÓTIMO FAZER FACULDADE. DIVIRTAM-SE E ESTUDEM MUUUUUUUIIITO.
Mariza

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Aulas Práticas


Pessoal,


Para esclarecer as dúvidas levantadas por algumas pessoas, as nossas aulas práticas (por pedido da Direção do CIC) serão quinzenais e não mais semanais.


A turma 2o. ALFA terá aulas na quarta feira da semana que vem (28 de fevereiro) e depois nos dias 14 e 28 de Março. No mês de Abril as suas aulas serão nos dias 11 e 25. Em Maio as aulas serão nos dias 2, 16 e 30.



A turma 2o. BETA, por sua vez, terá aulas na primeira quarta feira de Março (dia 7 de Março) e depois no dia 21 desse mesmo mês. No mês de Abril as suas aulas serão nos dias 4 e 18. Em Maio as aulas serão realizadas nos dias 9 e 23.


Depois enviarei para todas as turmas um cronograma detalhado com a data das aulas e o que será tratado em cada uma.


Como vocês devem estar notando, programei as aulas das turmas ALFA (primeiros, segundos e terceiros anos) para as semanas pares e as das turmas BETA para as quartas ímpares. Creio que assim ficará mais fácil para vocês se lembrarem das aulas.


Ainda estou com um problema para solucionar em relação às aulas da turma do SEGUNDO ALFA, pois algumas alunas (Larissa e Paula Horta) me alertaram que a turma tem aulas com a Êda às quartas entre as 15 e 16:30.


As alunas me sugeriram que mantivesse as aulas nas quintas feiras, mas isso não é possível pois a prof. Laura que irá nos auxiliar nas aulas só pode estar presente nas quarta-feiras.


Estou, então procurando ver se a turma do Primeiro ALFA pode ter aulas em outro horário para poder colocar as aulas do SEGUNDO ALFA entre as 14 e 15h.


Assim que tiver uma definição, aviso a vocês.

Respostas dos Exercícios



Pessoal,


Essas são as respostas dos exercícios da Apostila de vocês referentes ao "Filo Poriferos".
Espero que todos tenham (conforme solicitado!) feito esses exercícios e, caso vocês ainda tenham dúvidas me avisem para que possamos discuti-los em sala de aula ou através de nosso blog.
Se restarem ainda dúvidas sobre a matéria, entrem em contato comigo para que possamos agendar uma aula extra na quinta feira.
Capítulos 39 e 40
Os Grupos Animais e o Filo Poríferos
1) A= poros, local por onde entra a água com oxigênio e partículas alimentares no corpo das esponjas. A água passa através de células conhecidas como porócitos.
B= coanócitos, células responsáveis pela movimentação da água (através de seus flagelos) e pela digestão inicial das partículas alimentares que depois serão distribuídas para as outras células desse organismo.
C= Átrio, local para onde a água com parículas alimentares e oxigênio são direcionados após entrar no corpo desses animais. Nesse local também são depositadas excretas e CO2 provenientes do metabolismo desses animais.
2) O alimento das esponjas é capturado através de filtração de partículas presentes no meio líquido. Esses seres se alimentam de zoo e fitoplancton presentes na água, assim como de restos de outros animas presentes no meio líquido. Essas parículas entram no corpo desses animais através dos poros (formados por células conhecidas como porócitos), caem na cavidade atrial e após serem movimentados pelos coanócitos sáo capturados por essas células que iniciam o processo digestivo (intracelular). Posteriormente outras células conhecidas como amebócitos transferem esse material pré-digerido para os outros tipos celulares do organismo. As excretas são liberadas diretamente no átrio e desse sáo deslocadas para o meio externo.
3) A reprodução das esponjas pode ser assexuada através de brotamento (formação de nossos seres a partir de expansões laterias do corpo desses organismos) ou por gemulação (formação de formas de resistência, que permitem a sobrevivência desses organismos em épocas díficeis. Sáo formadas por amebócitos indiferenciados (arqueócitos) envolvidos por parede rígida de espículas justapostas e por Regeneração ou Fragmentação (reconstituição do animal a partir de pequenas porções corporais).
As esponjas também podem se reproduzir sexuadamente através da formação de gametas masculinos e femininos em um mesmo animal (espécies monóicas) ou em animais diferentes (espécies dióicas). A fecundação nesse caso pode ser interna ou externa ao corpo do animal.
4) As esponjas possuem "esqueletos" formados por pequenos espinhos (espículas) que podem ser de matéria inorgânica (calcáreo ou sílica) ou orgânica (espongina). Esses organismos são classoficados taxonomocamente através do tipo de espículas que possuem. Assim, os seres da classe Calcárea são formados por espículas calcareas, os da Classe Hexactinélida, possuem espiculas silicosas e os da Classe Demospongina (90% das espécies conhecidas) possuem um esqueleto formado por espongina.
5) a) V, b) F, c) F, d) V, e) V, f) F, g) F, h) F, i) F, j) F
6) c
7) d
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domingo, 25 de fevereiro de 2007

Plantão Tira-Dúvidas




Pessoal,

Como agora ministrarei apenas 3 aulas práticas semanais no colégio e as quintas-feiras ficarão um pouco mais tranquilas, terei tempo para fazer um plantão para esclarecer dúvidas em Biologia.


Estarei, portanto diponibilizando um horário às quintas-feiras (entre 16:00 e 17:30) para atender aos alunos que tenham dúvidas sobre QUALQUER tópico da biologia (da parte em que estou ministrando ou da frente do Prof. Roberto).


Também poderemos utilizar esse horário para discutirmos outros pontos da biologia que não estão no programa, para resolver exercícios ou para conversarmos sobre qualquer outro asunto que desejem.


Apenas peço que vocês agendem comigo previamente esses encontros (via blog ou pessoalmente). Assim, não precisarei estar no colégio se ninguém estiver necessitando de minha ajuda.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Horários Definitivos das Práticas


Pessoal,





Coloco abaixo os horários para as nossas práticas.

Procurei manter os horários mais próximos do que havia colocado anteriormente para as turmas.

Optei por fazer as práticas nas quartas, pois assim vocês terão mais tranquilidade para estudarem para os blocos nas sextas-feiras.
Iniaremos na próxima quarta (28 de fevereiro) com as turmas das quartas pares (1os, 2os e 3os Alfa).


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Vídeos na Internet!



Pessoal,



Agora aqueles videos "incriveis" que passo para vocês durante as nossas aulas também estarão disponíveis para acesso através de suas casas.




Assim você poderá utilizá-los como mais uma ferramenta para complementar seus estudos.




Os videos serão postados no YOUTUBE e sempre colocarei no blog o link para eles.


Iniciaremos com um trecho de um filme mostrando a vantagem da associação entre anênomas (cnidaria) e o caranguejo bernardo-eremita.

O link é: http://www.youtube.com/watch?v=IdaQBFujG7k



Confiram e me avisem se gostaram!

Definição do Horário de Nossas Práticas


Pessoal,

A Direção do Colégio se reuniu comigo e aprovou as nossas aulas práticas. Porém, teremos aulas quinzenais e não mais semanais como pretendido inicialmente.
Dessa forma, as aulas de cada turma se realizarão semana sim, semana não e as práticas se iniciarão SEM FALTA na semana que vem.
Estou reformulando os horários para que todas as práticas sejam realizadas em um mesmo dia. Assim que tiver feito isso, aviso vocês!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Viva as Águas-Vivas!


Filo Cnidaria (knide=urtiga) ou Celenterata(coelos=cavidade+enteron=intestino)



1. Características Gerais
- Nome popular: águas-vivas, medusas, anêmonas, hidras, corais
- Número de espécies vivas: cerca de 11.000



- Evolução:
. Primeiros animais a apresentar uma cavidade corporal (gastrovascular) onde ocorre parte do processo digestivo.
. Animais formados por dois tecidos embrionários (diblásticos): endoderme (que dá origem a gastroderme – gastro: estômago – nos animais adultos) e ectoderme (que origina a epiderme)
. Primeiros animais a apresentar um sistema nervoso. É difuso e primitivo, comunica a epiderme com a gastroderme
. Primeiros seres a apresentar o arco-reflexo (um tipo de resposta neuronal que não passa pelo cérebro)
. Presença de células urticantes (cnidoblastos) para defesa e captura de presas com mecanismo de inoculação de toxinas
. Ausência de órgãos
. Primeiros metazoários (meta=grande + zoa= animais)
. Algumas espécies formam colônias polimórficas, com indivíduos interligados e dependentes (zoóides); exemplo: caravela (Physalia sp., formada por pólipos e medusas ao mesmo tempo!)
. Acelomados: ausência de cavidade corporal verdadeira revestida por mesoderma (folheto embrionário intermediário)










- Habitat: aquático, principalmente marinhas, mas com representantes dulcícolas
- Forma de vida: animais sésseis (anêmonas, hidras) e livre-nadantes (medusas, águas-vivas), indivíduos isolados ou coloniais (caravela- Physalia, Obelia)



- Curiosidades:
. Considerados antigamente como vegetais
. Algumas espécies apresentam algas verdes (zooclorelas) ou pardas (zooxantelas) simbiontes
. Por possuírem células urticantes (cnidoblastos) são associados com uma série de acidentes com humanos, muitas vezes fatais.
. Os corais marinhos são formados por indivíduos vivos e esqueletos calcáreos de cnidários coloniais. O seu crescimento é muito lento, sendo acrescentados poucos centímetros a cada ano.
. O processo de anafilaxia (choque anafilático) foi descoberto após a aplicação de veneno de actínia (um pólipo) em cães pelo fisiologista francês Charles Robert Richet (18501935).

2. Anatomia e Fisiologia
- Simetria radial
- Tamanho: desde microscópico até indivíduos alguns metros
- Corpo composto por 3 camadas: epiderme (externa), gastroderme (interna) e mesogléia (mediana, associada com sustentação corporal)









Regiões do organismo:
. Boca (hipóstoma): captura do alimento e excreção de dejetos
. Tentáculos: captura do alimento e proteção
. Cavidade gastrovascular (gastrocele): DIGESTIVA
. Pedicele (disco basal): fixação no substrato (medusas)


Tipos morfológicos:
. Pólipos: sésseis, cilíndricos e com uma coroa de tentáculos circundando a boca
. Medusas: livre-nadantes, com forma de calota esférica com tentáculos pendentes




Tipos celulares:
- Epiderme:
· Células epitélio-musculares (mioepiteliais ou mioblastos): de revestimento, possuem fibras contráteis orientadas no sentido do comprimento do corpo (ao se contrair diminuem o comprimento corporal)
· Células intersticiais: pequenas, são totipotentes auxiliando no crescimento e regeneração
· Células sensoriais (neuroepiteliais): recebem informações sensoriais e transmitem estímulos para as células nervosas
· Células glandulares: secretam muco para proteção e fixação ao substrato
· Cnidoblastos: presentes principalmente nos tentáculos estão associados com defesa e captura de presas através da liberação de toxinas presentes em uma cápsula interna (nematocisto). A liberação da toxina ocorre após estimulo mecânico ao cnidocílio, uma expansão da membrana plasmática dessas células. Os filamentos urticantes podem conter espinhos para capturar as presas. Suas secreções podem ser também aglutinantes e envolventes.



- Mesogléia:
· Células nervosas: difusas, associadas com a transmissão do impulso nervoso







- Gastroderme:
· Células musculares-digestivas: alongadas, com flagelos na base (movimentação do conteúdo da cavidade gastrovascular). Presença de fibras contráteis com orientação circular em relação ao eixo do corpo (contração: alongamento do corpo). Associadas também com a absorção e digestão intracelular do alimento.
· Células glandulares: produção de enzimas digestivas
· Células intersticiais: pequenas, são totipotentes auxiliando no crescimento e regeneração
· Células sensoriais: recebem informações sensoriais e transmitem estímulos para as células nervosas
· Células amebóides: associadas com a transferência de alimento entre células




- Sustentação estrutural: exoesqueleto mineral calcáreo ou orgânico (quitina e algumas proteínas)
- Locomoção: através de contrações musculares. É lenta em pólipos e rápida (medusas). Em medusas jatos de água expelidos a partir da gastrocele impulsionam o animal.
- Digestão: extracelular (tubo digestivo incompleto, ânus ausente) auxiliada por movimentos da parede corporal e intracelular (fagocitose). Animais carnívoros consumindo como alimento: peixes, crustáceos, larvas de insetos, etc.
- Respiração (sempre aeróbica) e Excreção: difusão direta
- Sistema circulatório e sangue ausentes
- Sistema nervoso difuso, formado por uma rede de células nervosas sub-epiteliais.
- Órgãos sensoriais presentes nas medusas
. ropálios: fotorrecepção
. estatólitos: equilíbrio
. ocelos: fotorrecepção




- Reprodução:
- Assexuada:
· Brotamento (gemiparidade): brotos laterais, principalemnte em pólipos
· Cissiparidade longitudinal: divisão ao longo do eixo corporal
· Estrobilização: produção de segmentos discoidais que posteriormente se transformarão em medusas
· Regeneração bastante desenvolvida
- Sexuada:
· Monóica (hermafroditismo) ou dióica (sexos separados)
· Alternância de gerações (metagênese) entre as fases de pólipos e medusas. A forma predominante varia entre espécies
· Gametas formados a partir de células intersticiais
· Fecundação externa (no mar ou água doce) e direta (o espermatozóide penetra diretamente no óvulo)
· Desenvolvimento direto (zigoto origina indivíduo adulto) indireto: larvas livres e ciliadas (plânulas e éfiras) em espécies marinhas



3. Classificacao Taxonômica:
. Classes:
. Hidrozoária: metagênese presente, reprodução por brotamento, principalmente pólipos (Hydra, Physalia e Obelia)



. Cifozoária: metagênese presente, reprodução por estrobilização, principalmente medusas (Aurelia)Antozoária: metagênese ausente, reprodução por brotamento e cissiparidade longitudinal, medusas ausentes



. Antozoária: metagênese ausente, reprodução por brotamento e cissiparidade longitudinal, medusas ausentes

Horário de Aulas Práticas

Pessoal,

Coloco abaixo o horário de nossas aulas práticas, onde procurei nesse horário atender, dentro do possível, aos interesses de cada turma.

Alunos cuja presença seja IMPOSSÍVEL no horário proposto para a turma, devem me procurar para estudarmos a sua inclusão em outra turma.








Se tudo correr bem, espero estarmos iniciando nossas aulas na semana que vem (no dia 28 de fevereiro).

Depois postarei os tópicos das práticas.


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O Espírito da Coisa!



Pessoal,

Recebi agora a tarde esse email de um leitor da revistana qual escrevo. E como o tema pode interessar a vocês, estou tomando a liberdade de postá-lo em nosso blog.

Para os que estiverem interessados em dar uma olhadinha, basta clicar no nome da revista ( Ciência Hoje ) ou no link ao lado para ir até lá.

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Olá Jerry!
Td bem?
Sou um ex-vestibulando (você é um dos responsáveis pelo ''ex'') e queria agradece-lo e parabeniza-lo pela sua coluna na Ciencia Hoje Online.
Nesse ano de 2006 me esforcei muito para o vestibular, curso de medicina, pois minha meta era uma faculdade publica e no estado de Sao Paulo, faculdades estas que geralmente apresentam concorrencias de mais de 80 candidatos/vaga.
Além do material didático do cursinho que eu fiz eu procurava sempre estar a frente, me expandindo e procurando aplicações de meu conhecimento na vida real e a revista Ciencia Hoje Online foi uma das fontes em que eu mais me apoiei.
O fato mais marcante da importancia da Ciencia Hoje e de SUA coluna foi o vestibular da UNICAMP 2007 ter questionado EXATAMENTE sobre o que SUA coluna comentou: VANTAGENS E DESVANTAGENS DA REPRODUÇAO SEXUADA / ASSEXUADA. Parece até que sua coluna era a resposta da questão.
Hoje, aprovado na Medicina Unicamp 2007, estou aqui parabenizando seu trabalho de apoio à esta area de divulgação cientifica.
Reitero ainda que o que aconteceu no vestibular da unicamp 2007 é apenas um exemplo da excelencia da ciencia hoje e de seus colunistas na abordagem dos assuntos, pois todos os vestibulares que fiz em 2006 (UFSCAR, FUVEST, UNIFESP, UNESP, etc. ) em algum momento tocavam em assuntos que a ciencia hoje já havia citado... como o fato do questionamento sobre o CH4 de origem animal querstionado no vestibular da UFSCAR e que a ciencia hoje já havia citado.... Como o fato da acidificação dos oceanos no vestibular da FUVEST, assunto que a ciencia hoje citou no meio de 2006... e há varios outros pontos que, sem duvida, se os vestibulandos fossem leitores assíduos da Ciencia Hoje, seriam facilmente discutidos e ''respondidos'' no vestibular.
Enfim fica aqui meu agradecimente à revista ciencia hoje e a todos os colunistas. Fica grato em ser e em continuar leitor da ciencia hoje em minha nova fase de estudos.
Jose Helio Zen Jr. Pedreira-SP

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Vestibular Seriado, Bicho de Sete Cabeças?



Pessoal,


O vestibular seriado, conhecido como Processo Seletivo Seriado (PSS) ou Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), é um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Entretanto a avaliação seriada (ou exame seriado) ainda é adotada por poucas universidades.


Para o aluno da primeira série do ensino médio que já está pensando em entrar na faculdade, a avaliação seriada proposta por algumas instituições de ensino pode ser uma opção interessante.
Nesse sistema, o aluno faz as provas no final de cada ano durante as três séries do ensino médio (antigo 2º grau). A quantidade de vagas a serem preenchidas pela avaliação seriada é definida pela universidade.



Alunos de outras séries do ensino médio (como é o caso de vocês!) também podem se inscrever, mesmo que náo tenham feito os exames da primeira série. As Universidades já previsarm essa possibilidade e exigem desses alunos que apenas façam também os exames equivalentes da primeira série para que sua pontução seja considerada. Portanto, em qualquer momento do ensino médio você poderá optar por outra (ou mais outra!) Universidade.




Outros detalhes, como o tipo de questão da prova, podem variar de instituição para instituição, como no vestibular, porque a lei dá grande autonomia para cada universidade. O estudante terá, em vez de um período curto de provas, o intervalo de um ano entre as avaliações e, portanto, segundo as instituições que usam o método de seleção, mais condições de se preparar para melhorar a nota em caso de ter mau desempenho em uma das provas, evitando o estresse associado ao vestibular.


As provas não são semelhantes às do vestibular tradicional, já que os conteúdos não são cumulativos, ou seja, as questões da primeira etapa são de aulas da primeira série, as do segundo exame exigirá conhecimentos adquiridos na segunda série e a terceira e última etapa abrangerá o programa somente da terceira série mais a prova de redação.


Com as notas das três provas, obtém-se a média final que classificará o candidato. Aqueles que não cursam o ensino médio, como o estudante já formado ou de supletivo, ou mesmo que está na terceira série, mas não se deu bem nas etapas da primeira e segunda série poderão se inscrever no "vestibular em prestações", mas deverão fazer então as etapas 1, 2 e 3 na mesma época.


Cada instituição propõe um sistema para administrar a avaliação. A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), de São Paulo, por exemplo, oferece ao candidato a possibilidade de fazer uma prova que substituirá uma das três anteriores. A universidade implantou o sistema em 1997 e reserva todo ano 50% das suas vagas (do total de 1.800) para a avaliação contínua, como chama a Faap.


Já a Universidade Federal de Sergipe não possui reservas e aplica o seriado desde 2000. "A avaliação contínua é fato imediato a cada ano, diferente do vestibular, que é algo distante para quem está nos primeiros anos do ensino médio", afirma Antonio Carlos Cappabianco, 45, diretor-executivo do Departamento de Processo Seletivo.


Para Mauro Moura, coordenador do Programa de Avaliação Seriada da UnB (Universidade de Brasília), pioneira nesse tipo de seleção, adotado em 96, o método dá vantagem ao aluno que estuda regularmente porque "ele é avaliado uma vez no final de ano durante três anos de vida escolar".


Entre algumas das outras universidades públicas que adotam esse tipo de sistema em Minas Gerais estão as Federais de Lavras e de Uberlândia, por exemplo.


A integração com o ensino médio e a sua valorização são argumentos de quem está usando o método. As universidades que não o usam, no entanto, consideram que ainda é cedo para avaliar os resultados do sistema, que só foi adotado durante cinco anos, incluindo o exame deste ano. "Nós conhecemos o sistema. É uma experiência interessante e está dando bons resultados, segundo depoimentos da coordenação da UnB", diz o assessor para assuntos acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da USP, Cláudio Possani. "Ainda é muito cedo para ter o perfil do ingressante. Não temos estudo para implantar o sistema de avaliação a curto prazo."


(texto retirado do site: http://www.vestibularseriado.com.br/).




Portanto, pessoal, escolham a sua Universidade ou Universidades favoritas e vamos nos preparar para os Vestibulares Seriados no final desse ano!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Você encara esse desafio?


Pessoal

Por favor, repondam as questões abaixo sobre Poríferos e tragam para a próxima aula para que possamos corrigi-las.

01. (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?



a)Ausência de epiderme.
b) Ocorrência de fase larval.
c) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos.
d) Hábitat exclusivamente aquático.
e) Reprodução unicamente assexuada.

02. (FUVEST) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:
a) respiração e excreção por difusão direta.
b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.
c) hábitat aquático, vivendo presos ao fundo.
d) células organizadas em tecidos bem definidos.e) alta capacidade de regeneração.


03. (UFBA) No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão.

São elas, respectivamente:
a) solenócitos e macrófagos.
b) coanócitos e amebócitos.
c) cnidoblastos e nematocistos.
d) histiócitos e amebócitos.
e) coanócitos e histiócitos.

04. (UFJF-MG) Observe as seguintes afirmativas:
I - A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células.
II - A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo - átrio - óstios.
III - Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.

Assinale:
a) se apenas I estiver correta.
b) se apenas I e II estiverem corretas.
c) se I, II e III estiverem corretas.
d) se apenas II e III estiverem corretas.
e) se apenas I e III estiverem corretas.

05. (UFBA) No mesênquima dos espongiários, podemos encontrar células com diversas funções, exceto:
a)originar gametas.
b) transportar substâncias para outras células.
c) produzir espículas calcárias ou silicosas.
d) transmitir estímulos nervosos. e) contribuir na digestão intracelular.

06. (UFV-MG) O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:
a) transportar substâncias para todo o animal.
b) originar elementos reprodutivos.
c) formar o esqueleto do animal.
d) provocar a circulação da água no animal.e) dar origem a outros tipos de célula.

07. (UFPR) Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
(1) Coanócitos ( ) Cavidade central das esponjas.
(2) Células nervosas ( ) Células de defesa dos celenterados.
(3) Átrio ( ) Mesogléia, abaixo da epiderme.
(4) Mesênquima ( ) Digestão intracelular dos poríferos.
(5) Cnidoblastos ( ) Camada média da estrutura dos poríferos.

a) 3 - 2 - 5 - 1 - 4.
b) 5 - 3 - 2 - 1 - 4.
c) 5 - 2 - 3 - 1 - 4.
d) 3 - 5 - 2 - 4 - 1.
e) 3 - 5 - 2 - 1 - 4.

08) (ACAFE-SC) De acordo com a complexidade, as esponjas são classificadas em três tipos.
a) Cite os tipos.
b) Caracterize um dos tipos.

09) UNIFESP(2005) O diagrama representa a seqüência de surgimento, ao longo do tempo, de características em alguns grupos animais. No diagrama, que deve ser lido da esquerda para a direita, há grupos que aparecem antes que uma característica tenha sido assinalada. Isso significa que eles não possuem a mesma. Todos os grupos que surgem depois de uma dada característica, estes a possuem.

Nesse contexto, as letras A, B, C e D podem ser substituídas
corretamente por:
(A) A = protozoários; B = poríferos; C = cnidários; D = platelmintos.
(B) A = poríferos; B = cnidários; C = platelmintos; D = anelídeos.
(C) A = protozoários; B = cnidários; C = poríferos; D = platelmintos.
(D) A = cnidários; B = poríferos; C = platelmintos; D = anelídeos.
(E) A = protozoários; B = poríferos; C = platelmintos; D = cnidários.

10) Resolva TODOS os exercícios sobre na Apostila (Caderno de Exercício 2- Capítulos 39 e 40)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

SOS Amazônia!!!



Pessoal,


Os atores da mini-série "Amazônia" ficaram muito assustados e preocupados com a destruição da floresta amazônica. Vários deles que já estiveram na floresta há alguns anos, ficaram bastante aturdidos com o desmatamento e queimadas dispersas por toda a parte.


Por isso, resolveram fazer uma Carta Aberta a População (veja abaixo) e angariar assinaturas (eles pensam em ter 1 milhão delas!) para pressionar o Governo e o Congresso para que tomem providências urgentes para a preservação dessa floresta, o maior patrimônio de nosso País.


Por isso, faça a sua parte. vá ao site http://www.amazoniaparasempre.com.br/ e deixe sua assinatura.



CARTA ABERTA DE ARTISTAS BRASILEIROS SOBRE A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA


Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos três anos: 17 mil quilômetros quadrados. É quase a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três Estados de São Paulo. Não há motivo para comemorações. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.


Depois de tombada na sua pujança, estuprada por madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias. Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua. Mesmo depois do sangue de Chico Mendes ter selado o pacto de harmonia homem/natureza, entre seringueiros e indígenas, mesmo depois da aliança dos povos da floresta “pelo direito de manter nossas florestas em pé, porque delas dependemos para viver”, mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua.


Como no passado, enxergamos a Floresta como um obstáculo ao progresso, como área a ser vencida e conquistada. Um imenso estoque de terras a se tornarem pastos pouco produtivos, campos de soja e espécies vegetais para combustíveis alternativos ou então uma fonte inesgotável de madeira, peixe, ouro, minerais e energia elétrica. Continuamos um povo irresponsável. O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.


Um país que tem 165.000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semi-abandonada, pode dobrar a sua produção de grãos sem a necessidade de derrubar uma única árvore. É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais.


Portanto, a nosso ver, como único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação, segundo o que determina o § 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê: "A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"
Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!
É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.
SOMOS UM POVO DA FLORESTA!

Esponjas!


Estou postando um resumo das principais características dos Poríferos.






Por favor, leiam antes da próxima aula.






REINO ANIMALIA
Filo Porifera




(poro= poro+ phorus= portador)



1. Características Gerais
- Nome popular: esponjas, esponjas do mar
- Número de espécies vivas: cerca de 4000-5000


- Distribuídas desde a zona de marés (intertidal) até as regiões oceânicas abissais (até 6000 metros de profundidade)


- distribuição global, porém mais comuns em regiões quentes.



- Evolução:
. Primeiros animais a surgir na face da terra (a partir de protistas flagelados coloniais)
. Fósseis: Era Neo-proterozóica (1000-542 milhões de anos) - Período Pre-Cambriano


. Não são metazoários típicos, pois suas células mantêm a sua individualidade, não formam, portanto tecidos verdadeiros.
. Ausência de órgãos
. Desenvolvimento embrionário diferente dos metazoários, formando uma linhagem divergente (Parazoários; para=ao lado + zoa= animais)
. Primeiros organismos com células especializadas:divisão de trabalho


- Habitat:





. Aquáticas, principalmente marinhas, mas com representantes dulcícolas (somente família Spongillidae- cerca de 150 espécies)





- Forma de vida:





. Animais sésseis com indivíduos isolados ou coloniais






- Curiosidades:
. Algumas espécies (Euspongia sp.)são utilizadas como esponjas de banho desde a antiguidade



2. Anatomia e Fisiologia
- Simetria radial
- Regiões do organismo:
. Ósculo (saída de água)
. Átrio espongiocele (esponjiocele)- cavidade central – NÃO É DIGESTIVA!





- Tipos morfológicos:
. Áscon-asconoíde: mais simples, cavidade única, forma de vaso
. Sícon- siconóide: cavidades internas (canais exalantes) resultado do dobramento das paredes do animal, em forma de dedos (digitiformes) e com coanócitos presentes
. Lêucon-leuconóide (ou Rágon): mais especializados, câmaras flageladas (câmaras vibráteis), epongiocele reduza ou ausente






- Tipos celulares:
. pinacócitos: achatadas (pinna=prancha) revestimento corporal externo e interno
. porócitos: fluxo de água para o interior corporal
. coanócitos: movimentação da água (flagelo único; coano= funil) e captura do alimento
. amebócitos: indiferenciadas e totipotentes, originam os outros tipos celulares e vivem no mesohilo (mesênquima, camada intermediária e gelatinosa entre as paredes interna e externa da esponja); digerem e transportam alimento para outros tipos celulares
. Outros tipos celulares:
· miócitos: formam um anel contráctil no ósculo e nos poros. Também podem fazer com que as esponjas realizem deslocamentos lentos.

· escleroblatos: produzem as espículas mimerais
· espongioblatos: produzem espículas de espongina
· arqueócitos: tipo de amebócito que transporta alimento e que também forma gametas


. Coléncitos: tipos celulares secretores de colágeno.

- Sustentação estrutural: esqueleto mineral formado por espículas calcáreas, silicosas ou orgânicas (espongina)

- Circulação da água: alimentação (filtração de partículas: plâncton) + respiração + excreção + reprodução





. Fluxo de água: poros externos → canais → átrio → oscúlo → meio externo
- Digestão: intracelular
- Respiração e excreção: difusão direta água-células
- Sistema circulatório e sangue, sistema nervoso e órgãos sensoriais ausentes






- Reprodução:
. Assexuada:
· Brotamento (gemiparidade): brotos laterais se destacma e formam novos indivíduos
· Gemulação: formas de resistência, comum em épocas de seca. Formadas por amebócitos indiferenciados (arqueócitos) envolvidos por parede rígida de espículas justapostas.
· Regeneração (Fragmentação): reconstituição do animal a partir de pequenas porções corporais.


... Se fragmentos de mais de uma espécie de esponja são mantidos juntos, ocorre a regeneração de uma esponja quimera com células de todas dessas espécies.


. Sexuada:
· Monóica (hermafroditismo) ou dióica (sexos separados)
· Hermafroditismo mas sem auto-fecundação
· Fecundação interna (espermatozóides transportados até os óvulos no mesohilo) e indireta (o espermatozóide não penetra diretamente no óvulo)
· Desenvolvimento indireto: larvas livres e ciliadas (anfiblástula e parenquímula)
- Classificacao taxonômica:
- Classes:
. Calcárea: espículas calcareas
. Hexactinélidas: espiculas silicosas
. Demospongina: sustentação orgânica (espongina)- 90% das espécies conhecidas












sábado, 10 de fevereiro de 2007

Artigo Revista Ciência Hoje

Gostaria de pedir a todos vocês para acessarem o site da Revista Ciencia Hoje (http://ich.unito.com.br/66239).
Publico quinzenalmente nessa revista artigos de divulgação científica destinados a pessoas que tenham desde um conhecimento aprofundado em biologia até aquelas que estejam apenas se iniciando na área.
Ontem (sexta-feira) foi publicado nessa revista um novo artigo meu sobre os impactos do aquecimento global.
Por favor, leiam esse artigo (que trata de um tema extremamente atual e importante para vocês) e postem um comentário sobre o tema em nosso blog. Mas, por favor, discorram sobre o assunto em um número maior de linhas!
Aproveitem também para dar uma olhada nos outros artigos que publiquei na Revista (http://ich.unito.com.br/49232).

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Entrevista com Enfermeiros



Na semana que vem iniciarei uma série de entrevistas com diversos profissionais da área biológica. Pretendo entrevistar o maior número possível de pessoas para poder auxiliar a vcs a decidir que vestibular pretendem prestar.
Vou sempre tentar entrevistar um profissional já com diversos anos em sua profissão e um outro que tenha se formado recentemente e que, por isso, ainda esteja no início de sua carreira.
Gostaria de perguntar para essas pessoas sobre campo de atuação e possibilidades de trabalho em sua área. Também pretendo inquerir sobre faixas salariais e sobre as características e dificuldades específicas do curso em questão.
Devido a facilidade de contato, darei preferência a profissionais que residam em Passos. Isso também facilitará inclusive que agendemos com alguns deles uma conversa pessoal no futuro.
Por isso, se vc tiver alguém interessante para indicar e/ou questões que vc queira saber sobre a área em questão, envie um comentário para que eu possa incluir a sua pergunta ou manter contato com a pessoa.
Inicialmente pretendo entrevistar profissionais formados em ENFERMAGEM.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Horários das Aulas Práticas


Pessoal,

Precisamos decidir sobre nossas aulas práticas, pois pretendo iniciá-las na semana que vem. Inicialmente possuo disponibilidade para realizá-las nas quartas e quintas entre as 14 e 17h. Como temos 6 turmas no colegial, pretendo ministrar 3 aulas (com 1 hora cada) nas quartas e um número equivalente nas quintas.
Gostaria, portanto, que você me disse-se em que dia e horário (das 14 às 15, das 15 às 16 e das 16 às 17h) você prefere ter suas aulas.
Assim poderei planejar o horário que melhor atenderá cada uma das turmas.
Opine agora para não reclamar depois, viu!

Fale um pouco de você!

Como primeira tarefa, gostaria que você se apresenta-se e fala-se de suas expectativas para esse ano.
Conte um pouco sobre você, sua história (idade, onde nasceu, família, irmãos, pais, etc.) e sobre suas preferências. Você já sabe ou têm alguma preferência em relação à área em que vai prestar vestibular. Sabendo que área (ou áreas) podermos direcionar as dicussões no futuro!
Aproveite também para falar sobre o que vc espera encontrar em nosso blog, assim como sugerir o que você gostaria de ver aqui.

Seja Bem Vindo!


Pessoal, sejam bem vindos ao nosso Blog!
Pretendo utilizar esse espaço para auxiliar no desenvolvimento de seu conhecimento de biologia.
Para que isso ocorra, pretendo:
1 - Discutir diversos temas relacionados com a biologia
2- Tentar solucionar suas dúvidas relacionadas a essa disciplina.
3- Resolver questões de vestibular e discutir tendências dos principais vestibulares de nosso país.
4- Mostrar para vocês como está o mercado das principais profissões da área biológica e conversar com alguns profissionais dessas áreas.
5- Comentar noticías e temas atuais relacionados com biologia e que estejam sendo vinculados na imprensa, colocando você em dia com o que anda se passando na área.
6- Resolver questões de provas e alguns exercícios sobre cada tópico da disciplina.
7- Vincular resumos de biologia e dicas sobre os diversos temas da biologia.
Além disso, gostaria que esse local fosse utilizado para que você pudesse enviar sugestões e críticas sobre a disciplina e que também pudesse ser empregado para que você possa desabafar e conversar sobre suas dúvidas e problemas (que não precisam ser necessariamente em biologia!).
Porém, para que essa nova alternativa de ensino seja útil e funcional, preciso de sua participação diária postando comentários, críticas e sugestões.
De minha parte, me comprometo a fazer pelo menos uma postagem diária nesse blog.
Um forte abraço e seja novamente bem vindo!
Jerry Borges

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